Manaus, 28 de outubro de 2020

SUS 32 anos: SES-AM realiza programação especial de valorização dos servidores da saúde

Programação realizada na sede da secretaria contou com aulas e oficinas de cuidados com a saúde do servidor Como comemoração pelos 32 anos do Sistema Único de Saúde (SUS), celebrado neste sábado (19/09), a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) realizou uma programação especial para os servidores da Saúde do Amazonas. A programação voltada à […]
Postado em: 18 de setembro de 2020

Programação realizada na sede da secretaria contou com aulas e oficinas de cuidados com a saúde do servidor

Como comemoração pelos 32 anos do Sistema Único de Saúde (SUS), celebrado neste sábado (19/09), a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) realizou uma programação especial para os servidores da Saúde do Amazonas. A programação voltada à valorização do servidor, realizada na nesta sexta-feira (18/09), incluiu aulas e oficinas sobre cuidados com a saúde.

A abertura contou com a fala dos servidores da secretaria que contaram as experiências vividas com o SUS no Amazonas, no trabalho diário de defesa do direito à saúde garantida desde 1988, na constituição brasileira. A secretária do Fundo Estadual de Saúde (FES), Nívia Barroso, fez a leitura da mensagem do secretário da SES-AM, Marcellus Campêlo, que está de licença médica.

“Hoje não ouso dizer que sou o mais apaixonado pelo SUS, porque sei que aqui, com vocês, há muitos mais envolvidos e dedicados e há muito tempo. Porém, tenham certeza que já me considero um dos que se enfileiram entre aqueles que defendem o SUS em todos os lugares e que lutarão por ele para sempre”, reproduziu ela.

Para a secretária executiva adjunta de Políticas em Saúde, Nayara Oliveira Maksoud, aos 32 anos do SUS, a secretaria vive o momento de se reinventar, com a estruturação da Saúde por meio do “Saúde Amazonas”. Nayara também ressaltou os desafios da rede, tendo que aliar os cuidados com as demais doenças e a pandemia da Covid-19.

“Nós enfrentamos a Covid, então ao mesmo tempo é o sistema que tem que batalhar para lidar com as doenças infecciosas e os crônicos dessa rede. E esse é o nosso desafio hoje. Estamos comemorando os 32 anos do sistema de máscara e com álcool em gel, quando nós iríamos pensar isso? Quando nós iríamos, depois de 32 anos de sistema, trabalhar essas medidas de controle?”, disse.

Programação – Em comemoração pelo Dia do SUS, nesta sexta feira (18/09), uma programação especial para os servidores da SES-AM incluiu a oficina de Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs), Práticas Integrativas e Complementares (Pics), auriculoterapia, acupuntura, além de aulas de tai chi chuan.

Sobre a data – No dia 19 de setembro se comemora a promulgação da Lei nº. 8.080/1990, que regulamentou o Sistema Único de Saúde, garantindo o acesso universal à saúde, sem discriminação, a todos os cidadãos do Brasil.

FOTOS: Gisele Rodrigues/SES-AM

Copy link