Manaus, 1 de novembro de 2023
/
/
Interiorização e integração regional são pautas da Suframa e do Basa

Interiorização e integração regional são pautas da Suframa e do Basa

A Suframa e o Banco da Amazônia começaram a discutir, nesta segunda-feira (19), a execução de iniciativas que possam abranger municípios dos Estados do Amazonas e Roraima, com informações sobre incentivos fiscais e ofertas atrativas de financiamento bancário. O objetivo é promover a interiorização e a integração regional entre os dois estados.

Bosco Saraiva na ativa

Outra instituição que também será convidada a fazer parte do processo é a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam). O assunto foi tratado diretamente entre o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, e o superintendente regional da instituição financeira (que atende aos dois estados), Esmar Manfer Dutra do Prado.

A conversa também serviu como preliminar da reunião que ocorrerá na quarta-feira (21), em Belém, entre Bosco Saraiva e a presidência do Basa, como forma de aproximar as instituições em relação a projetos que possuem pontos em comum. “Tratamos dos desafios que as instituições tendem a cumprir para a integração regional e a interiorização do desenvolvimento. Essa aproximação vai ao encontro de tentar sanar um velho problema”, justificou o superintendente da Suframa. “A ideia é levar as três instituições para o interior da Amazônia de forma integrada, no sentido de criar um portfólio conjunto de iniciativas e de projetos que possam ir ao encontro da ideia de interiorizar o desenvolvimento e de integrar a Amazônia, levando desenvolvimento econômico e social para todas as áreas da região amazônica”, acrescentou o superintendente-adjunto Executivo da Suframa, Frederico Aguiar.

O trabalho pela integração com os demais estados da região é uma das prioridades da nova gestão da Suframa e começou em maio, com uma conversa pessoal de Bosco Saraiva com os coordenadores das unidades regionais, realizada na própria sede da Autarquia, e a ida de equipe técnica até Rondônia. Na ocasião, foram realizadas reuniões e palestras de orientação aos servidores que atuam em Porto Velho e Ji-Paraná.

Agenda
Nos próximos dias 22 e 23, o superintendente e equipe técnica estarão em Macapá (foto) para participar do 1º Workshop da Lei de Informática, que é organizado de forma conjunta entre a Suframa e o Governo do Amapá, por meio da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec-AP) . O objetivo é divulgar a Lei de Informática da ZFM, integrar os agentes do ecossistema e obter apoio político para questões relacionadas à infraestrutura e a investimentos em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).

Em julho, a programação será em Boa Vista, quando a Autarquia participará de um seminário com empresários locais.

Você pode gostar
plugins premium WordPress