Manaus, 20 de setembro de 2020

Amazonas é o primeiro estado do Brasil a retomar competições de handebol

O Amazonas é o primeiro estado do Brasil a retomar as competições oficiais de handebol depois que a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou, no mês de março, o estado de pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2). Um duelo pela categoria pelo Campeonato Amazonense da categoria Júnior Masculino marcou o reinício da […]
Postado em: 2 de setembro de 2020

O Amazonas é o primeiro estado do Brasil a retomar as competições oficiais de handebol depois que a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou, no mês de março, o estado de pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2). Um duelo pela categoria pelo Campeonato Amazonense da categoria Júnior Masculino marcou o reinício da modalidade no estado e, consequentemente, no país.

Depois de dois tempos equilibrados, o Amazonas/CSP (conhecido como 3A) venceu o Adelaide Tavares por 27 a 26, com a definição do placar no último minuto. A partida aconteceu no ginásio do Atlético Rio Negro Clube, no Centro de Manaus, na noite da última segunda-feira, 31 de agosto.

Segundo o presidente da Liga de Handebol do Amazonas (Liham), Auricélio Andrade, todas as medidas sanitárias estão sendo tomadas para garantir a saúde dos atletas. A primeira determinação é evitar aglomerações, portanto, as partidas são realizadas com portões fechados, sem torcida, tal qual tem acontecido nas três divisões do Campeonato Brasileiro de Futebol. Além disso, todos os atletas ganharam máscaras personalizadas.

“A Liga de Handebol do Amazonas está retornando as suas atividades, seguindo todas as orientações do decreto do Governo do Estado. Nós preparamos um protocolo para ser realizado durante os jogos e até agora estamos seguindo com êxito. No handebol nós somos o primeiro estado a voltar com as competições oficiais”, destacou Auricélio Andrade.

Prevenção – Nos dias de jogos, a Liham criou uma espécie de Check In no portão de acesso, no qual será feita desinfecção, medição de temperatura e validação (liberação ao ginásio apenas para quem não apresentar nenhum tipo de sintoma da doença).

Termômetro digital de aproximação; tapete de higienização de solado de calçados; recipientes de álcool em gel; borrifador com solução para higienização de roupas e utensílios que serão trazidos para dentro do recinto de jogo; e mesa e duas cadeiras para o processo de medição de temperatura e teste de olfato são alguns dos equipamentos disponibilizados pela entidade durante as rodadas.

Próximos jogos – O Amazonense de Handebol Júnior Masculino prossegue no próximo sábado, 5 de setembro, com mais três jogos no ginásio do Rio Negro: Atlético Manaquiriense x Careiro (11h), Zezão x Isaías Vasconcelos/Iranduba (16h) e Liga de Santa Etelvina/CIB x Nilton Lins (18h).

Copy link